Acompanhe:

sábado, 17 de novembro de 2012

Não, eu não passei na Chamada 119/2012 da Austrália e vou dizer o porquê


Primeiramente, desculpem por abandonar o blog. Não vou dizer que foi falta de tempo porque - embora eu esteja sim, com o tempo mega corrido - na verdade tinha esquecido que esse blog existia. Sim, me julguem. Então, hoje eu vou falar porque eu não fui selecionado no CsF.

De acordo com a reunião da Capes/CNPq dessa semana, das 1000 vagas disponíveis para a Austrália,   pouco mais de 300 foram ocupadas. Ou seja, se eu tivesse mandado meu TOEFL, era quase certeza de que seria mesmo selecionado. A questão é que vocês devem se lembrar que o coordenador do TOEFL aqui em BH me enganou em dois momentos:

- Disse que eu poderia consultar meu resultado pela internet e mandar isso pro CNPq;
- Disse que eu tinha que pagar uma taxa de US$50 porque tinha feito minha inscrição fora do prazo.

Entrei em contato com a ETS e essa taxa nunca existiu. Mais: os resultados demorariam cerca de 5 semanas para chegarem e não seria possível consultá-los pela internet. Bem, nesse meio tempo perdi minha carteira com todos os meus documentos, o que me fez bloquear o cartão de crédito que estava lá e que coincidentemente foi o que eu usei pra debitar meu exame.

Os dias foram passando, a coisa foi ficando feia porque eu não recebia meu novo cartão e o prazo só apertava. Por fim, liguei pro cara. Vocês vão rir da resposta dele. ¬¬

Lá fui eu mandar o seguinte e-mail pro cara (por alguma razão ele pediu que eu escrevesse em inglês e eu tô com preguiça de traduzir, se virem). Cliquem na imagem para ampliar. E, é óbvio, eu apaguei os dados financeiros do meu pai.



E a resposta:

Até aí tudo bem. Conversamos pelo telefone e ele disse que tinha arranjado uma conta para eu depositar o valor do exame. Assim, meu pagamento não passaria pelo processamento da ETS (de 5 a 7 dias úteis) e eu poderia receber meus score results a tempo da chamada. Só então veio a surpresa: a conta que o cara me passou era a conta pessoal dele!

Aham, Cláudia. Já tá sentada ou precisa de ajuda?
Mas pera: quando a ETS debitou o valor e não conseguiu, eles me cobraram um adicional de 20 dólares. E o valor dessa multa?


Ou seja, no final das contas, o cara não ia me ajudar em nada porque a multa ia ter de ser paga de qualquer forma e sem ela, eles não iam liberar meus resultados. Tradução: eu ia depositar o valor do meu exame na conta pessoal de um cara que já tinha me cobrado 100 reais irregularmente (para cobrir "taxas administrativas", ele disse) e no final isso não ia adiantar de nada. Tá bom, viu?

Não tô duvidando da idoneidade do João, mas nós todos temos de assumir que esse comportamento é, no mínimo, fora do padrão. Claro, não depositei e me ferrei: minha prova foi cancelada e todo o esforço foi perdido. Além disso, os 100 reais que paguei não foram reembolsados.

Agora vou pro IELTS. Faço dia 01 de Dezembro no CEFET daqui de Minas. Bom que não é tão longe né? Vamos que vamos, não vou desistir não.

P.S.: Meu amigo que tentou CsF junto comigo foi aprovado. Tô mega feliz por ele o/ 

0 comentários:

Postar um comentário